Com a expansão das redes sociais nos últimos anos, ficou ainda mais claro o quanto boa parte da população brasileira é preconceituosa. E não me refiro apenas à prática de racismo ou homofobia, mas também de xenofobia.
Nesta semana, mais uma vez, o twitter foi palco de ataques morais a nordestinos. Agora, a pergunta que não quer calar é: por que essas pessoas de outras regiões se acham tão superiores a nós? Por que colocam nos nordestinos a culpa de toda desgraça que acontece no Brasil? Possivelmente, isso é querer desviar os olhos dos problemas presentes nos lugares onde moram, culpando 'alguém' por isso: o Nordeste. Um exemplo disso é que segundo estudos do Instituto Internacional para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo, são as cidades mais poluidoras do Brasil. E, muitos de seus habitantes, com destaque para os adolescentes, ao invés de se preocuparem em buscar melhorias para as suas regiões, preferem gastar seu tempo atacando o Nordeste em redes sociais. Não estou dizendo que aqui tudo é perfeito, temos também grandes problemas, mas nem por isso tentamos diminuir as dimensões deles atacando as 'grandes metrópoles' do país.
O que eu realmente gostaria de saber é o que todas essas pessoas ganham difamando a nossa amada região. Muitas delas nunca vieram aqui e construíram em suas mentes a imagem falsa de um Nordeste - marcado apenas por secas, gente sem instrução e fome. "Se eu fosse nordestino teria vergonha de morar lá." Vergonha por que? Vergonha por lutar por melhores condições de vida? Vergonha por mesmo diante das desgraças, não deixar de seguir em frente? Na verdade, acho que a maioria dos nordestinos sente é orgulho de morar aqui.
O Brasil não é um país desenvolvido: culpa do Nordeste. A Dilma ganhou as eleições: culpa do Nordeste. As provas do ENEM vazaram e talvez haja um novo exame: culpa do Nordeste. A fome no mundo também é culpa do Nordeste, então? Porque é só o que falta insinuarem.
Ao contrário dessas pessoas, a grande maioria dos nordestinos não nutre esse sentimento de rejeição em relação a outras regiões; afinal, temos mais com o que nos ocupar (e não é fazer filho e vender rede não, nossa possível especialidade, segundo disseram).
Entendam que nenhuma região deve ser encarada como melhor ou pior do país, uma vez que todas tem qualidades e defeitos. Somos um todo e como um todo devemos ser tratados por igual, independentemente da região em que moramos, classe social, sexualidade ou cor - o que ainda é uma utopia no Brasil. Preconceito não leva a nada, ao contrário, só traz malefícios aos seus praticantes.