- Por que diz isso? - eu a questionava sobre o fato dela aconselhar as pessoas de que gostava a se afastarem dela.
- Porque é a verdade, todas as pessoas que eu gosto acabam sofrendo por minha causa. Por isso, esteja logo avisada e depois não reclame- risos- você vai sofrer também.
- Já dizia Clodovil (e quem criou a frase): a dor é inevitável e o sofrimento é opcional- olho para ela e abro meu costumeiro sorriso de quem sabe que deu uma resposta inteligente - adoro quando minha mente funciona quando precisa.
Somos amigas há alguns meses, mas nos conhecemos há alguns anos. Ela não imaginava que a essa altura da vida faria novos amigos, eu, não tinha ânimo para isso. Mas Deus nos provou que as coisas acontecem quando não esperamos. Ela conheceu quatro excelentes amigas ao longo desses quatro últimos anos, eu (não sei como), também. Passamos a cultivar essa amizade. The fivers.
O tempo passou, nos aproximávamos cada vez mais. Senti que aquela amizade estava ali para me ensinar muita coisa. Busquei compreender melhor o significado da palavra AMIZADE, regando o que fora cultivado . Percebi que tínhamos muitas 'fraquezas' em comum e buscava ajudá-la o máximo possível, mas ela não enxergava suas qualidades, era infeliz, sempre se colocando para baixo achando que não tinha capacidade de enfrentar os desafios que a vida lhe impunha, via a tarde como um refúgio, um 'paraíso feliz'. Quando estava triste, tínhamos longas e proveitosas conversas, onde eu tentava pelo menos lhe mostrar as coisas boas, explicar o que eu sabia e entendia, mostrar que coisas ruins eram desafios que deviam ser superados e sempre nos ensinavam alguma coisa. Sei que algumas vezes eu conseguia confortá-la, em outras provavelmente eu a fazia refletir ainda mais sobre esses assuntos que debatíamos.
Ela não sabe, mas é uma pessoa com grande potencial. Honesta, amiga, sentimental, insegura. Tem medo que as pessoas se magoem com ela e pensa que estas, como outras já fizeram, irão sair de vez de sua vida. Não entende que as coisas importantes sempre ficam, mesmo que seja apenas uma lembrança. As pessoas podem estar longe, mas a lembrança está em seus corações. Amizades verdadeiras resistem ao tempo e a distância e, mesmo que o contato não seja frequente como antigamente, o sentimento está ali, a valorização de quem nos fez bem é levada conosco, o problema é que, infelizmente, muitas vezes estamos 'ocupados demais' para fazer a mais simples das coisas: demonstrar que aquelas pessoas ainda são importantes para nós, mesmo com o passar dos anos. É um ato simples, como ligar para dizer: "Estava aqui lembrando daquele tempo e resolvi ligar, porque bateu uma saudade", mas que raramente alguém faz, pensando "pra que eu vou ligar para dizer só isso? É coisa de idiota". Não, não é coisa de idiota, é coisa de quem sabe demonstrar sentimentos.
Amiga, você sabe o quanto é especial para mim, mas estou aqui mais uma vez para te lembrar isso: Você é uma pessoa muito especial e que merece ser feliz, valorizo muito a sua amizade, somos muito diferentes e iguais ao mesmo tempo e fico feliz por você conseguir me suportar. Embora desafios e momentos de tristeza aconteçam a todo momento, lembre-se que existem pessoas que te amam, dispostas a te ajudar sempre que precisar. Mais uma vez digo: Se você cair, se vacilar, eu estarei aqui pra lhe ajudar a levantar :)
"Não chore pelas coisas que se vão, fique feliz por um dia elas terem existido."
Nenhum comentário:
Postar um comentário