sábado, 24 de março de 2012

Sobre tentar salvar amizades, ou o que julgamos ser amizades.

Atualmente estou lendo o livro "A coragem de confiar", de Roberto Shinyashiki. Hoje, durante minha leitura, deparei-me com a seguinte frase: "Lembre-se sempre: O destino decide quem passa por nossa vida, mas nós sempre podemos escolher quem queremos manter por perto." e parei então para refletir sobre ela.
Sempre tento salvar meus relacionamentos de amizade, mesmo que o amigo em questão seja a pessoa que você consideraria a mais estúpida, ou idiota, ou egoísta, ou ...! Porém, após ler essa frase e boa parte do livro, percebi que não adianta eu querer salvar algo que não me faz bem.
A gente deve sim ter esperança nas pessoas, acreditar que são boas e tudo mais, mas nem por isso deve continuar a insistir em algo que há muito tempo não dá certo, afinal, pense comigo: Se você deu inúmeras chances a uma pessoa e ela não soube aproveitá-las , o que te faz crer que dessa vez será diferente? Cada um só muda quando e se quiser. Não adianta você se esforçar, tentar ajudar e  tudo mais; se a pessoa não quer ser alguém melhor, tudo o que você faz buscando ajudá-la acabará trazendo apenas frustração para você mesmo.
Seja uma pessoa boa, alguém de quem você gostaria de ser amigo, alguém que você gostaria de ter por perto. Olhe ao seu redor e veja quais das pessoas que fazem parte da sua vida contribuem para a sua felicidade.  Você perceberá que existem aquelas que só de lembrar trazem-te um sorriso ao seu rosto e há também as que te trazem um sentimento de tristeza. Por que então querer manter por perto pessoas como estas últimas?
Não venha me dizer que isso é apenas um discurso: "falar é fácil, quero ver colocar isso em prática". Pois bem, eu estou aplicando isso a minha vida, sei o quanto é difícil, mas também sei o quanto é necessário. 

Escrito em: Novembro, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário